domingo, 19 de julho de 2009

Goela abaixo (ou eu me fodi então todo mundo tem que se foder igual)

Se tem uma coisa que eu odeio nas pessoas que costumam seguir o senso comum é a mania que as mesmas tem de querer que todo mundo faça o mesmo e sair perpetuando coisas que elas nem sabem por que fazem, mas fazem, que nem sempre são boas mas se você não acha bom é anormal. É bem aquela coisa de pular na piscina que está fria e querer convencer os outros que a água está ótima e que a pessoa não sabe o que está perdendo.

Não sei se é por que eu procuro me esquivar do que o senso comum considera normal mas sempre acabo recebendo um sermão do tipo "eu me fodi então todo mundo tem que se foder igualzinho".

Creio que um dos melhores exemplos que tenho sobre esta mania das pessoas de quererem enfiar seus conceitos goela abaixo é o fato de não querer ter filhos. 
Pensei bastante na minha decisão, pesquisei bastante, comparei a vida com filhos com o estilo de vida que gostaria de ter (focada na carreira, viajando, fazendo cursos, etc.), pensei em como gostaria de educar uma criança caso decidi-se ter filhos, a situação do mundo e tudo o mais. 
Acabei considerando que ter filhos não seria uma boa coisa para mim, teria que desistir de coisas que quero muito fazer, teria que me sacrificar, e provavelmente não conseguiria educar a criança de uma maneira que considero adequada, isto além de não ter paciência com a maioria das crianças.
Apesar disso tem um monte de gente que fica insistindo que ter filhos é a oitava maravilha do planeta, que não existem dificuldades e que são tudo flores. 
Ter filhos deve ser maravilhoso para quem quer muito ter (como somos educados para ter filhos há pessoas que pensam que querem e descobrem que não querem quando já é tarde demais), deve dar muitas alegrias e tudo mais, porém fingir que filhos não dão trabalho, que não limitam os pais e que não implicam em gastos é muito infantil.
E o pior é que a pressão costuma vir de quem tem filhos irresponsavelmente e acha uma "bença", acho este papo de onde comem dois comem três, quatro, cinco balela, de que adianta ter um filho e não dar boas condições de vida para a criança (mais um dos motivos pelo qual não quero ter filhos), não precisa fazer todo o tipo de curso, nem estudar em escolinha paga, mas ter comida adequada, roupas, livros, material escolar, brinquedos; o mínimo, coisa que esse povo não pensa, dar tudo isso para uma criança é caro sim e as pessoas que tem filhos sabem que é. Logo esta coisa de todo mundo que tem filho é querer enfiar seu modo de vida goela abaixo, mania de quem fez merda e quer que todo mundo se foda igual.
Tenho uma amiga que tem cinco filhos, ama muito todos eles e é uma ótima mãe, mas se ela pudesse ter evitado acredito que não teria nenhum, a situação fica difícil pra ela, realmente uma luta, só que ela ao invés de querer enfiar pela goela que todo mundo tem que ser igual, fala que é difícil sim; admiro bastante esta posição dela, que tem coragem de dizer que filho dá trabalho, dá despesa e complica a vida sim.

Mas a minha idéia de começar este post veio de uma conversa que tive sexta feira no trabalho. A chefinha tinha saído e as meninas foram fazer as unhas, eu nunca faço as unhas pelo simples fato de que dá trabalho e estraga rápido (tenho o dom de estar com as unhas todas descascadas uma hora depois de ter pintado), ah é também tem o fator obrigação mas este merece um post.
Daí elas começaram a falar de cúticula, que fazem tiram mas que dói e que vive dando infecção mas mesmo assim tiram sempre (bem aquela coisa de eu me fodo para ficar bonita mas vale a pena, prejudico minha saúde mas vale a pena, eu nem sei por que faço isso mas vale a pena... e toda essa auto-afirmação que as pessoas que costumam fazer para se convencer que está tudo bem quando algo parece errado), então eu falei que não tiro a minha, ai elas olharam as minhas unhas e disseram que minha cúticula é pequenininha e coisa e tal, sempre complementando com "ah, a minha era assim antes de eu começar a tirar, se não tivesse começado seria assim mas não me arrependo de tirar."
Começaram a falar então sobre fazer sobrancelha, ai perguntaram se eu tirava (minha sobrancelha tem mais ou menos o formato de sobrancelha que as pessoas gostam de deixar), e eu disse que não, só se decidisse fazer algum visual específico, e de qualquer forma considero minha sobrancelha bonita e não vejo muito o que tirar dela.
Novamente começam com aquela coisa de "ah eu tiro sempre, minha sobrancelha era mais legal antes de começar a tirar, mas eu gosto de tirar a minha por que fica bonito e acho que você deveria tirar também fofa"
Eu inocentemente achava que não tinha como piorar até que decidiram atacar o assunto depilação (tem este ótimo texto da Marjorie sobre depilação e que entra um pouquinho nestas obrigatoriedades femininas que pretendo abordar mais tarde), e como já estavam me achando completamente excêntrica (para não dizer que me acham louca e anormal) decidiram me perguntar se eu me depilava, e eu já pronta para ouvir abobrinha quando falei que não. 
Só depilo as axilas por que suo muito e os pelos contribuem para ficar com cheiro de suor, sou uma pessoa quase desprovida de pelos, meu pai mesmo não tem pelos nos braços, nem nas axilas, peito ou pernas. Tenho muito cabelo mas pelo mesmo quase nada. Depilo as pernas apenas quando vou usar saia, contudo costumo usar saias até o joelho com meias 3/4, para usar short ou qualquer outro tipo de calça (principalmente se for curta) acho desnecessário, associei de alguma forma que perna peluda só fica feio com saia, mesmo assim se não depilar as pessoas vão ter que dar uma boa reparada para concluírem que não depilei. 
E claro, perguntaram se eu depilava os pelos pubianos e eu respondi calmamente que não, então todas as infelizes desataram a rir, coisa do tipo "como esta louca tem a audácia de nascer mulher e não quer se depilar? e ainda mais não quer depilar a vulva, eu tenho é que rir para não chorar, deixa eu procurar a câmera que só pode ser pegadinha, se eu contar ninguém acredita! isso é definitivamente ridículo!". É realmente constrangedor te tratarem como uma maluca por não considerar seus pelos pubianos um defeito, entretanto o pior é o velho discursinho "Ah, eu depilo com cera uma vez por mês para demorar mais para crescer, dói pacas e eu quase vejo estrelas mas você tem que depilar também fofa, se não nenhum bofe vai te querer, e se te quiser vai reclamar, sabe eu não aguento de dor quando depilo mas sei o que estou falando, é melhor pra você. Ah sim e faz com cera, não importa se sua pele é sensível e você fica inteira empipocada e se coçando por semanas, você vai achar o máximo."

Achei as observações sobre depilação dos pelos pubianos a cereja do bolo, será que esse povo não se conforma com quem faz algo diferente e que não incomoda ninguém? 
Tem que querer ficar enfiando as coisas goela abaixo? Tem que se meter nos mínimos detalhes da vida pessoal dos outros? Tem que querer se impor como @ don@ da verdade e pentelhar todo o resto de forma tão desagradável? Caramba, eu não imponho meu modo de vida para ninguém e gostaria de passar pelo mesmo, Será pedir muito?

Em tempo, tenho cabelos ondulados, cheios e armados (o que já me rendeu por diversas vezes a alcunha de Maria Bethânia ou de Gal Costa), na minha adolescência quando o meu cabelo tinha acabado de mudar (até os 13 anos tive cabelo liso) todo mundo me torrava a paciência falando de chapinha e escova "ah, eu sei que queima o cabelo com o tempo, o meu 'tá' todo estropiado mas o seu vai ficar lindo". O tempo passa e as coisa mudam mas não muito, surgiu a escova progressiva e agora a aporrinhação é para que eu faça esta, com direito a observações do tipo: "Ah, quando você faz o cabelo fica lindo mas depois arrebenta tudo, eu fiz e me arrependo. Mas fica lindo, você deveria fazer, vai por mim..."


2 comentários:

  1. Sra . "Dona deste blog" gostei dos teus posts
    Gostaria de te fazer um pedido (não quero passar por chato) mas pra min pelo menos fica dificl enxergar o roxo com o preto.
    Pra eu achar aonde comentar foi um horror.
    Da pra branquear mais as letras do post.
    Agradecido.

    ResponderExcluir
  2. Já ia me esquecendo de dizer que infelismente a Sra. tem razão o povo é igual cavalo levado a cabresto por onde os poderosos e a midia queiram.

    ResponderExcluir