domingo, 19 de julho de 2009

Boyfriend x Boy Friend

Ainda sobre aquela conversinha irritante que me fez refletir (aqui).

Tem outra coisa que me irrita muito (muito mesmo) no senso comum (para falar a verdade, muito do senso comum me irrita porém isso é outro post): Uma (um) mulher (homem) não pode ter amigos (amigas).
Amizade entre mulheres e homens não existe tolinha, ou ele quer "dar uns pegas" em você ou você quer "dar uns pegas" nele, e não tente protestar que você tem uma amizade pura com um homem por que ele certamente fica olhando a sua bunda quando você vira as costas fofa!

O fato amizade entre os sexos sempre foi (e ainda é infelizmente) considerada como algo inexistente ou então repleto de segundas intenções. Em inglês por exemplo namorado é boyfriend e amigo é boy friend (friend é uma palavra neutra, serve para ambos os sexos logo se você quiser específicar que é um amigo fica boy friend e no caso de amiga girl friend sendo namorada girlfriend), a mudança na pronúncia é muito sutil, e não é só em inglês não, tem línguas que chega a ser a mesma palavra para amigo e namorado. 
As cantigas de amigo portuguesas trazem um eu-lírico feminino falando do amado como amigo. Parece que as pessoas não evoluíram o suficiente para perceber a abissal diferença entre uma coisa e outra (amizades coloridas a parte, que na minha opinião é amizade com sexo apenas).

Como tenho muitos amigos homens (ainda tento desvendar por que, acho que a política de dividir para conquistar funciona muito bem com as mulheres) sempre acabam decidindo que um deles é meu namorado, ou está gostando de mim. A torto e a direito me deparo com uma dessas.
Ultimamente estou trabalhando perto da casa de um amigo meu que volta e meia passa por lá para darmos uma conversada, afinal este ano está foda e eu não estou com tempo para sair com meus amigos nem nada (depois que roubaram meu celular então, perdi contato com um monte e nem tive como pedir o telefone por orkut ainda) e mesmo que não estivesse, acho super legal poder encontrar pessoas que gosto e com as quais gosto de conversar principalmente com frequência.
Só que o pessoal já interpretou tudo do jeito que quis, já me perguntaram "trocentas" vezes se estou namorando com ele. Para piorar de vez a situação um dia ele apareceu lá com flores, que não eram para mim e mesmo que fossem isso não significaria nada do que esse povo pensa.

E isso me leva de volta a conversinha irritante porém inspiradora. Foi mais ou menos assim:

"Ah e aquele seu amigo que vem sempre aqui, vocês estão namorando, não?"
"Mas tem certeza, ah então ele gosta de você, por que ele vem aqui sempre."
"Tem certeza que ele não gosta de você? Ele sempre te olha de um jeito... parece que ele te admira tanto."
"Mas e as flores que ele trouxe?"
"Ah eram pra você sim, você que fez pouco delas e ele não quis te dar depois"
"Ah mas ele gosta de você e vocês combinam, por que você não namora com ele fofa?"
"Como assim você não quer namorar com ele, vocês conversam tanto."
"Ah mas ele gosta de você e vocês combinam."

Depois de toda esta lenga lenga babaca eis que uma delas me solta uma indireta (que eu demorei para perceber dado o absurdo da colocação mais fiquei brava depois que percebi)
"Ah mas hoje em dia tem homem que gosta de homem e mulher que gosta de mulher e é super normal." Eu concordei com um sorriso amarelo, feliz por terem parado de atacar minha vida pessoal e só depois percebi a ironia da infeliz. 
Que fique bem claro, não fiquei revoltada por que a sujeita insinuou que eu seja lésbica (até por que sou bi, estou na cristaleira por hora uma vez que não ando com tempo, saúde e paciência de abrir a cabeça das pessoas sem um machado, não escondo nem divulgo o que pretendo mudar tão logo quanto possível) o que me revolta é que para a sujeita se eu não gosto de ou não quero me envolver com um homem ou com um determinado tipo de homem eu só posso ser lésbica. Duvideodó que falariam o mesmo se fosse uma amiga, e também duvido que aplicariam esta lógica estúpida se eu fosse lésbica.
Aiaiai este povo além de machista é homofóbico que dói (diga não a homofobia aqui), me irritam e dão preguiça de argumentar, as opiniões estão tão prontas e os pensamentos tão fechadinhos. E ainda usam um verniz de tolerância de quinta categoria no melhor estilo "o c* não é meu, cada um faz o que quiser com o seu desde que não me envolva"

Espero que ela não saia aplicando este reducionismo babaca em tudo por ai, ou vou ser obrigada a fazer um discurso, pena que com esse povo é falar com a parede. Espero que em algum dia da minha vida possa ter amigos sem que fiquem especulando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário