domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher???

Gostaria de inaugurar o blog escrevendo um pouco sobre o Dia Internacional da Mulher.
Eu estaria muito feliz pela data ter caído no domingo este ano, se eu não trabalhasse no domingo é claro. Explico: trabalhar no Dia Internacional da mulher sendo uma significa aturar uma enorme carga de cavalheirismo machista, ouvir um parabéns, ganhar uma rosa murcha ou um chocolate comprado na promoção... talvez seja pior ouvir os anúncios e ver as promoções de cosméticos por aí ou ouvir as infames piadinhas.

Esta não é uma data para nos paparicar e nos tratar como bonecas, nem mesmo de nos oferecer algum tipo de vantagem, NÃO!!!
Esta, é uma data de luto, de protesto. Como posso dar um sorriso amarelo diante daquele parabéns de uma sociedade completamente misógina? Sinceramente? Não me desce uma coisa dessas.

Talvez aceite este cumprimento no dia em que receberemos de acordo com a nossa competência e não com o nosso sexo; no dia em que uma parcela bem considerável dos homens descobrir o quão ridículo é ficar abordando mulheres anônimas com cantadas nas ruas; que quando fizermos algo muito bem não se diga que o fazemos "que nem homem", nem que somos "muito macho"; que não sejamos anuladas nem no passado, nem no presente; que nossos erros sejam vistos como humanos e não como uma "tentativa de se nivelar ao homem por baixo"; que nossa vida sexual, seja ela como for, não diga respeito a ninguém que não a nós mesmas e que nenhuma de nós ouça insultos por fazer o que quiser de seu corpo; que nosso corpo nos pertencer integralmente e que as pessoas se sintam envergonhadas em estereotipar e impor padrões inalcansáveis; que sejamos vistas além do útero; que estupro seja crime hediondo contra a pessoa e não contra o costume; que nenhuma de nós tenha que se submeter ao estupro remunerado que é prostituição para conseguir sobreviver; que todas as pessoas encarem a pornografia (das dançarinas semi-nuas dos programas de domingo, passando pelas revistas ditas masculinas até os filmes pornô) como algo danoso para todos; que mulheres e homens possam se vestir, maquiar e cortar o cabelo como desejarem sem que isso implique em questionamentos sobre sexualidade; que todas as sexualidades sejam igualmente respeitadas; que dizer coisas como "Estupra mas não mata", "Lésbicas merecem ser estupradas para aprender a gostar de homem", "Se foi estuprada é por que provocou o estuprador" ,e suas variantes, seja motivo de indignação, revolta e protesto por parte da sociedade; que femicídio seja um crime punido duramente e que não se coloque os criminosos passionais como pobres apaixonados sofrendo de amor; que a violência doméstica seja inaceitável; que se insulte a pessoa quando se estiver com raiva dela e não sua mãe, esposa, irmã, prima, etc; que parem de nos ver como um objeto estuprável; que uma mulher possa andar sozinha sem medo ou preocupação; que uma mulher jamais seja considerada uma assassina por exercer sua liberdade e seu direito a seu corpo e que nunca seja considerada um monstro por não querer procriar ou se recusar a parir; por fim mas não menos importante que seja um absurdo inconcebível uma instituição religiosa condenar uma menininha por exercer seu direito legal e não fazer o mesmo com a criatura abominável que a violentou durante 3 anos.

Neste dia aceitarei de bom grado os parabéns, até lá terei que ficar com os pêsames e pensar que aquelas corajosas guerreiras morreram em vão.

Um comentário:

  1. Oi, Lyrio! Que bom que vc começou um blog! Longa vida a ele. Já vou entrando e ficando à vontade.

    ResponderExcluir